quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Letramento... - Roxane Rojo - Alessandra e Olívia

Letramento e capacidades de leitura para a cidadania - Roxane Rojo

Roxane Rojo inicia o texto com uma fala do Ziraldo “Ler é melhor que estudar”, opinião quase que unâmine, segundo a autora pela população letrada. Isso se dá porque as práticas didáticas de leitura letrada exploradas pela escola não correspondem às exigidas pela sociedade.
A autora afirma que ler envolve procedimentos e capacidades que estão intimamente ligadas às situações e finalidades de leitura que são decorrentes de muito estudo e pesquisa.
Ler, até o inicio da segunda metade de século era simplesmente decodificar grafemas (na escrita) e fonemas (na fala), ou seja, leitura era a decodificação.
Após as pesquisas sobre leitura ao longo dos últimos 50 anos a leitura transpõe o aspecto da simples decodificação chegando a um aspecto cognitivo, de compreensão. Já neste processo o leitor necessita dispor de uma série de capacidades mentais denominadas estratégias, que o ato de ler envolve uma espécie de interação entre o autor e o leitor.
Recentemente ainda, que o discurso / texto depende da interação entre autor / leitor, ou seja, das finalidades da leitura e da produção, além da esfera social.
Roxane menciona que há três conjuntos de capacidades que envolvem os procedimentos de leitura.
· Capacidades de decodificação:
Referem-se basicamente ao domínio das convenções gráficas e suas relações, ou seja, capacidades aprendidas no processo de alfabetização.
· Capacidades de compreensão (estratégias):
Referem-se a uma seqüência de capacidades que envolvem o antes, o durante e o depois da leitura.
· Capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação, interação):
Referem-se a uma seqüência de capacidades que já envolvem a interação do leitor assumindo uma posição ao longo e ao final da leitura.

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